teoria critica
HISTÓRIA DO DIREITO
ESTUDO DIRIGIDO – AVALIAÇÃO G1
QUESTÕES
I- O milagre romano
a) Estabeleça as semelhanças e diferenças entre as civitas romana e a polis grega.
b) Qual a concepção de civitas (cidade-Estado) e da liberdade política entre os romanos?
A idéia de cidadania surgiu e se materializou pela primeira vez na antiga Grécia. A palavra cidadania deriva etimologicamente do termo latino civitas (cidade e conjunto de cidadãos), que, por sua vez, traduz a palavra grega polis, que se refere às cidades-Estado que fundamentavam a organização social grega, na Antiguidade.
Polis = cidade, entendida como comunidade, organizada, formada pelos cidadãos, isto é, pelos homens nascidos no solo das cidades livres e iguais, portadores de direitos inquestionáveis, a isonomia e a isegoria (igualdade de direito no uso da palavra, defender livremente sua opinião)
As Aglomerações de pessoas com uma estrutura mais complexa, assim como as cidades de Esparta, Atenas Tebas, etc. usam a polis como forma de política por excelência, e no seu interior forma-se a vida político social.
Os Gregos não vinculavam a polis como um Território, e sim a um conjunto de idéias políticas que convertidas com leis e costumes resultam na prática política.
Os gregos iniciavam uma divisão de classes que buscava tornar a sociedade justa
Civitas = tradução latina de polis, portanto, a cidade com ente público e coletivo. Tem sua origem na polis grega e seu desenvolvimento está na configuração da república romana. Na história do Império Romano, civitas refere, principalmente, à condição de cidadania romana. As civitas romanas tem sua origem na polis grega e seu desenvolvimento está na configuração da república romana.Os civitas desenvolvem os ideais democráticos da polis grega, especialmente a submissão ao direito público. A lei visa incorporar a ética