teoria critica
A palavra publicidade designa o ato de divulgar, de tornar público. E teve origem no latim publicus (que significa público), dando origem ao termo publicité, em língua francesa. Diferentemente a palavra propaganda é gerúndio latino do verbo propagare, que quer dizer: propagar, multiplicar (por reprodução ou por geração), estender, difundir. Fazer propaganda é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.
Publicidade e Propaganda apresentam pontos comuns que se agregam com o advento da internet, que se torna o mais democrático e utilizado meio de comunicação. Juntamente com o surgimento das novas mídias, que são os veículos e aparelhos de comunicação criados a partir de tecnologia digital, como por exemplo: o computador, a internet, o telefone, celular e outras mídias interativas que tem como objetivo disseminar conteúdos.
As Mídias Sociais possuem diversos formatos como Blogs (Blogger, Wordpress), Redes Sociais (Google Groups, Facebook), Micro blogs (Twitter), Wikis (Wikipédia), Multimídia (Flickr, Youtube, Myspace) etc. Com conteúdos que variam entre textos, imagens, áudio e vídeos.
Tais mídias integram uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por uma ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das mídias é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. As mídias sociais fornecem grandes quantidades de informações que influenciam nas opiniões do seu público, formado principalmente por jovens. Essa nova geração detentora de informações, passa a influenciar outros, tendo assim um papel decisivo na tomada de decisões do seu círculo de vivência, tanto real quanto virtual.
"Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação nas últimas décadas, à carga de informação e a diversidade de estímulos aumentaram muito, o que vem tornando os jovens mais