teoria critica
A teoria critica deixa de ver em partes para ver a sociedade como um todo. Ela critica um mundo onde a instrumentalização das coisas, torna-se a instrumentalização dos indivíduos.
Com o surgimento da Indústria Cultura criou-se a padronização dos conceitos, anulando toda a individualidade e qualquer ideia de resistência por parte da pessoa. Ela colocou padrões estéticos com objetivo de garantir publico para seus produtos, garantindo o lucro para suas empresas. Eles não querem que as pessoas pensem, e sim, consumam!
Ela oferece base para a composição de uma visão e de um comportamento crítico a respeito dos conflitos existentes entre ciência e cultura, propondo , além da análise, tópicos políticos e de reorganização da sociedade, como forma de superar a “crise de razão”.
Os pensadores da Teoria Crítica acreditavam que a razão era um elemento de conformidade , a partir daí há uma profunda crítica a partes da ciência, analisam a sociedade por ordens funcionais, passando a mesma ser compreendida como sistemas e subsistemas. Segundo os estudiosos, as disciplinas setoriais desvirtuam a compreensão da sociedade em sua totalidade, ficando todos submissos à razão instrumental, ao pensamento predominante.
A Teoria Crítica visa analisar, interpretar e entender as relações sociais com o objetivo de contextualizar os fenômenos que ocorrem na sociedade, não bastaria somente colher, por meio de pesquisas, dados sociais, mas buscar um esclarecimento. Tem a meta de criar uma sociedade e organizações livres de qualquer tipo de dominação.
Segundo essa teoria , a população cria sua própria opinião apartir do que a sociedade a induz a acreditar, ou seja , a população é induzida a acreditar nisso ,por meio das influências da midia em cima da industria cultural que se predomina .
Teoria critica na sociedade:
http://www.youtube.com/watch?v=8wp4nH-7k_Y&hd=1