teoria contabiliadade
Demonstrações Financeiras são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem e são lançados nos registros contábeis e reportados às demonstrações financeiras dos períodos a que se referem.
Continuidade
As demonstrações financeiras são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Continuidade: As demonstrações financeiras devem ser preparadas segundo o pressuposto de que a entidade continuará em operação, ou seja, quando não há indícios da sua descontinuidade.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações
Relevância
Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. Relevância: Demonstrar o que é relevante as necessidades e tomadas de decisão dos usuários; (A) a informação fornecida em demonstrações contábeis deve ser relevante para as necessidades de decisão dos usuários. A informação tem a qualidade da relevância quando é capaz de influenciar decisões econômicas de usuários, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando, ou corrigindo, suas avaliações passadas.
Confiabilidade
Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. Confiabilidade: A confiabilidade ocorre quando as demonstrações financeiras estão livres de erros relevantes. Algumas características da confiabilidade: representação real, essência sobre a forma, neutralidade, prudência e materialidade; (A) a informação fornecida nas demonstrações contábeis deve ser confiável. A informação é confiável quando está livre de desvio substancial e viés, e representa aquilo que tem a pretensão de representar ou seria razoável de se esperar que representasse.