teoria clássica da administração
Este artigo tem por objetivo o estudo da teoria clássica da administração idealizada por Henry e fayol.
Acreditava-se anteriormente a Fayol que, os administradores nasciam prontos, que não poderiam ser moldados. Porém Fayol insistia na idéia que a
Administração era uma habilidade como outra qualquer, a qual poderia ser ensinada, uma vez que se compreendessem seus princípios básicos.
No assunto em questão, nos deparamos com a origem da abordagem clássica da Administração, que remontam as conseqüências da Revolução Industrial, e se resume em dois importantes fatos:
- O crescimento acelerado e desorganizado das empresas;
- A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Os princípios de fayol- divisão do trabalho
A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço..
-Autoridade e ResponsabilidadeDe acordo com Fayol, o equilíbrio entre a autoridade e a responsabilidade é condição essencial de uma boa administração. O que deve ser considerado neste princípio é a maneira como o gestor aplica a autoridade a ele concedido.
- DisciplinaNa metodologia de Fayol, os meios para estabelecer e manter a disciplina eficaz são: bons chefes, convenções claras e justas.
-Unidade de comanda
- Unidade de Direção
- Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais
Remuneração do pessoal
- “A remuneração do pessoal é o prêmio pelo serviço prestado. Deve ser eqüitativa e, tanto quanto possível, satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa, ao empregador a ao empregado.”
- Centralização
Fayol considerava a centralização como algo natural, utilizando o exemplo de que como no organismo, as sensações convergiam na direção do cérebro que emite as ordens para as demais partes do corpo.
-hierarquia Constitui a hierarquia a série dos chefes que vai da autoridade superior aos agentes