Teoria clássica da administração
1 - Estudo sistemático das organizações e da administração
Foi somente no final do século XIX que começou a preocupação de estudar de forma autônoma e sistemática as organizações empresariais e as melhores maneiras delas obterem resultados, uma vez que se tinham tornado mais complexas e mais importantes para a economia.
2 - Administração Científica
Em termos de desenvolvimento das escolas ou teorias da administração, a escola clássica é a mais velha, tendo se iniciado com a Teoria da Administração Cientifica, estabelecida por Frederick W. Taylor.
Os princípios da administração científica se basearam na estrutura formal e nos processos das organizações.
As pessoas eram vistas como instrumentos de produção, e utilizadas para alcançar a eficiência para a organização.
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro, é considerado o fundador da administração científica. Ele é normalmente visto como insensível e até desumano pelo enfoque mecanicista de tratamento da organização. Todavia, muitos de seus estudos e principalmente conclusões, ainda são utilizados e plenamente aplicáveis no moderno processo produtivo.
2.1 – Frederick Winslow Taylor, o Pai da Administração Científica
Frederick Winslow Taylor, engenheiro norte-americano, nasceu em Germantown Pensilvânia no dia 20 de março de 1856 e morreu na Philadelphia no dia 21 de março de 1915. Era um homem comum de família rica, mas não um intelectual especialmente brilhante, foi precursor do primeiro manifesto revolucionário sobre o redesenho de processos e trabalho visando aumentos radicais de produtividade.
Interrompeu os seus estudos de Direito no ano de 1875, voltando-se para a indústria. Após um período de aprendizado, ingressou na Midvale Steel Co. (1878) e a seguir na Manufacturing Investment Co.; Suas principais obras incluem: Shop Manufacturing (1903 – Manufatura em Oficina) e Principles of Scentific Management (1911 – Princípios de