teoria clásica
Henry Fayol, 1841 – Constantinopla (Atual Istambul – Turquia)
Henry Fayol começou sua carreira desde cedo. Aos 19 anos era formado em engenharia de minas e já trabalhava em uma companhia de metalúrgica e minas. Teve a oportunidade de alavancar sua carreira e se tornar um teórico gestor.
Se tornou autor da teoria da gestão, sendo um dos primeiros a analisar a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros. Por tudo isso fundou a TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
IDÉIAS DE FAYOL
Seu foco era de aumentar a eficiência da empresa através de sua organização e da aplicação de princípios gerais da adm em bases cientíifcas. Estudou como organizar o quadro do pessoal, buscando definir as responsabilidades em todos os níveis organizacionais, desde a sua cúpula adm, buscando separar os conhecimentos tecnológicos das habilidades adm. Preocupou-se com a função adm da direção da empresa.
Fayol foi grande admirador das teorias de Frederick Taylor (teoria científica). O que ele fez foi aprimorar as idéias de Taylor, organizando as empesas e identificando as como organizações estruturadas. Em sua teoria, revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial, nesse sentido é imprescindível que haja aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. Defendeu também, que era possível aplicar sua teoria em qualquer tipo de empresa, seja ela comercial, industrial, religiosa ou governamental.
Segundo Fayol, o líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo e mantendo a ordem da sua organização.
Concluiu que é possível ensinar a administração,em 1908 publicou sua obra “ Os princípios da administração”.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Sua teoria diferenciou de outras funções, por isso criou 14 princípios que devem ser aplicados:
- Unidade de direção (um chefe)
- Unidade de comando (