Teoria celular
Na hierarquia de organização da vida, a célula ocupa um lugar particular, pois constitui a mais pequena unidade estrutural e funcional em que as propriedades da vida se manifestam.
Primórdios do estudo da célula
O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida. As dimensões das células, geralmente muito reduzidas, fizeram com que permanecessem desconhecidas até meados do sé. XVII, altura em que foram observadas pela primeira vez graças à invenção do microscópio.
1590
1665
O termo «célula» foi utilizado pela primeira vez
Acredita-se que o microscópio composto tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu fiIho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos.
Células (pequenas celas à imagem das celas que ocupavam os monges ou prisioneiros).
O termo «célula» foi utilizado pela primeira vez em 1667 pelo naturalista inglês Robert Hooke. Numa comunicação à Real Society de Londres, Hooke utilizou este termo para designar as câmaras ou alvéolos que observou ao estudar finas lâminas de cortiça, com um microscópio construído por ele. Segundo Hooke “a cortiça perfurada e porosa, assemelhando-se a um favo de mel (…); esses poros, ou células não eram muito profundos e assemelhavam-se a pequenas caixas…”. Da célula Hooke apenas viu apenas as paredes celulares rígidas, sem antever a sua natureza real e a sua individualidade. Hooke não compreendeu o verdadeiro significado das células (unidade elementar dos seres vivos) mas apenas se apercebeu da estrutura do esqueleto, pelo que utilizou estas observações para explicar a leveza, capacidade de compressão e impermeabilidade da cortiça, ou seja, fez uma interpretação física das suas observações. A ideia de célula nasce sem que Hooke a tenha associado à organização da vida.
1677
Primeiras observações microscópicas de materiais biológicos
Tudo indica que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais