teoria - capacitação
1. REVISÃO CONCEITUAL
1.1 Capacitação
Drucker (1992) assinala que hoje, as pessoas que detém mais autonomia e o profissional que possui maior conhecimento, que inova continuamente o seu trabalho, que busca um aprendizado permanente, que se compromete com a alta qualidade do desempenho e com os resultados da organização com um todo.
Conforme Chiavenato 1996, a qualidade de vida das pessoas pode ser incrivelmente aumentada com a capacitação e com o crescente desenvolvimento profissional. Pessoas treinadas e habilitadas trabalham com mais facilidade e confiabilidade e consequentemente com mais prazer e felicidade.
Capacitação transmite conhecimento e desenvolve habilidades necessárias ao desempenho apropriado dos papéis atribuídos. (CANABRAVA,VIEIRA, 2006)
A capacitação, a qualificação e o aperfeiçoamento é um entrelaçamento de ações de caráter pedagógico, devidamente vinculadas ao planejamento da instituição, que visa promover continuadamente, o desenvolvimento dos servidores, para que desempenhem suas atividades com mais qualidade e eficiência.
(CHIAVENATO, 2008)
Capacitação realizada através de programas de educação e treinamentos, para que os SI sejam bases para a formulação de políticas e diretrizes de desenvolvimento nacional e para que seja mais eficiente a tomada de decisão para governo em todas as áreas e níveis. (LIMA, 2008)
Percebeu-se que administrar pessoas vem antes, durante e depois da administração de qualquer recurso organizacional, seja capital, maquinas, instalações etc. Por essa razão, o investimento maior esta sendo feito não em maquinas e ferramentas, mas no conhecimento das pessoas. Muitas organizações desenvolvem esquemas de educação corporativa e universidades corporativas e virtuais para melhorar a gestão do seu capital intelectual. (CHIAVENATO, 2011).
1
Capacitação Técnico-Profissional destina-se a melhorar o desempenho de profissionais nas funções que já exercem ou capacitá-los para outras funções, em geral, de maior dificuldade.
A