Teoria bioquímica
[pic]
Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas.
São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os hidratos de carbono, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbónicas com diferentes funções orgânicas.
[pic]
Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigénio (O), o azoto (N) e o hidrogénio (H). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), fósforo (P), enxofre (S), entre outros.
[pic] Elementos químicos biologicamente importantes e sua localização na Tabela Periódica. 2. As Substâncias Inorgânicas
2.1. A Água [pic]
A vida na Terra começou na água e, ainda hoje, a ela se associa. Só há vida onde há água. As propriedades da água que a tornam fundamental para os seres vivos relacionam-se com sua estrutura molecular que é constituída por dois átomos de hidrogénio ligados a um átomo de oxigénio por ligações covalentes. Embora a molécula como um todo seja electricamente neutra, a distribuição do par electrónico em cada ligação covalente é assimétrica, deslocada para perto do átomo de oxigénio.
[pic]
Assim, a molécula tem um lado com predomínio de cargas positivas e outro com predomínio de cargas negativas. Moléculas assim são chamadas polares.
[pic]
Quando os átomos de hidrogénio da molécula de água (com carga positiva) se colocam próximos ao átomo de oxigénio de outra molécula de água (com carga negativa), estabelece-se uma ligação entre eles,