Bioquímica
Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. De maneira geral, ela consiste do estudo da estrutura e função metabólica de componentes celulares e virais, como proteínas (proteômica), enzimas (enzimologia), carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos (biologia molecular) entre outros.
Dentre os diversos tipos de biomoléculas, muitas são moléculas grandes (macromoléculas) e complexas, formadas pela união de unidades fundamentais (monômeros) repetidamente, que dão origem a longas cadeias denominadas biopolímeros.Cada tipo de biopolímero apresenta unidades fundamentais diferentes. Por exemplo, as proteínas são biopolímeros cujas unidades monoméricas são os aminoácidos, enquanto que os ácidos nucléicos (como o DNA) são biopolímeros compostos por cadeias de nucleotídeos.
História
Anselme Payen, químico, físico e matemático francês, descobriu a primeira enzima, a diastase.
A bioquímica, anteriormente chamada de química biológica ou fisiológica. surgiu a partir das investigações de fisiologistas e químicos sobre compostos e conversões químicas em seres humanos e plantas no século XIX O termo bioquímica foi proposto pelo químico e médico alemão Carl Neuberg (1877-1956) em 1903, embora no século XIX grandes pesquisadores como Wohler, Liebig, Pasteur e Claude Bernard estudassem a química da vida sobre outras denominações. A síntese da ureia
Friedrich Woehler provou que compostos orgânicos podem ser sintetizados artificialmente.
Dentre os momentos mais importantes da história da bioquímica, destaca-se a publicação, em 1828, do artigo de Friedrich Wöhler sobre a síntese da ureia, provando que os compostos orgânicos podem ser criados artificialmente, em contraste com a ideia, comumente aceita durante muito tempo, de que a geração destes compostos era possível somente no interior dos seres vivos.
Desde então a bioquímica tem avançado, especialmente desde a metade do século XX com o desenvolvimento de novas