Titulação
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina: Bioquímica Básica
Horário: 2 GH
Profª: Patrícia Silvestre Limeira
Alunas: Anelise de Mari Cenci Flávia de Carvalho Nascimento Raíssa Cristina Pádua Pereira
RELATÓRIO Nº 1
TITULAÇÃO DE DETERMINAÇÃO DE pKa
Brasília-DF
11 de Março de 2012
INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão). (NELSON, 2006) Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Becker (titulado), ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base. Nessa reação, existe um pode onde números iguais de ácido e base foram adicionados indicando a mudança de cor de um indicador adicionado antes do inicio da titulação. É importante que seja escolhido um indicador adequado antes de ser iniciada a titulação, por que em titulações ácido-base o ponto de equivalência não ocorre necessariamente em pH 7, então uma neutralização não produz necessariamente uma solução neutra. (NELSON, 2006) Segundo o conceito de Bronsted-Lowry, ácidos são substâncias capazes de doar um ou mais prótons (H+) em uma reação química, e bases são substâncias capazes de aceitar um ou mais prótons (BARBOSA, 2006).
O Químico norte americano Gilbert Lewis propôs, de forma mais abrangente, que um ácido é uma espécie capaz de aceitar um par de elétrons em reação química, enquanto uma base é uma espécie que possui pelo menos um par de elétrons não-ligantes disponível para compartilhar com outra espécie numa reação química (BARBOSA, 2006).
Os ácidos-bases são classificados quanto á sua força. Para tais definições, o termo desprotonação significa a perda de um próton, e protonação significa o ganho de um