teoria adm
Segundo maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da antiguidade, foram importantes, como: Egípcios – burocracia administrativa; Babilônios – registro de transações comerciais e controle das mesmas; Assírios - tinham depósitos de suprimentos e colunas de transporte (precursores da logística atual); Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração; Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais; Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar. O renascimento, período histórico de grande destaque para as artes e outras ciências, trouxe contribuições em forma de métodos de produção diferenciados, e conhecimentos em documentações para melhorar o controle nas empresas que existiam.
A administração recebeu influencia também da organização da igreja católica, na doação da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando. Assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.
No século XVIII, as tendências que o mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela revolução industrial, que foi produto de dois acontecimentos: Os surgimentos das fabricas e a invenção da maquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os