Teor de umidade
Em 07. 03. 2012
Projeto: Minha leitura impressa, minha escrita digital.
A intenção desse trabalho é investigar o impacto produzido pelas tecnologias de informação e comunicação no processo de alfabetização e letramento, como também, investigar as possibilidades de ampliação dos hábitos leitores de alunos do ensino fundamental.
É óbvio afirmar que a leitura é indissociável ao ofício pedagógico. Mais previsível ainda é contar com ela diariamente na sala de aula. Devido as dificuldades apresentadas pelos alunos no tocante a questão da leitura e produção do textual, vimos na sala de informática uma excelente oportunidade para desenvolver o projeto, já que a maioria dos alunos tenham uma noção básica de como realiza-las.
Para utilizar a ferramenta tecnológica citada como instrumento didático-pedagógico deste projeto optou-se por oferecer aos alunos a literatura infanto-juvenil, como base para estimular a imaginação.
A partir da leitura de um texto podem acontecer mudanças de pensamentos, a produção de novos textos de gêneros textuais que serão produzidos e nesses casos digitados pelos alunos no editor do texto possibilitando aos mesmos o gosto pela leitura e produção textual e, sobretudo, o manuseio do computador que é o ponto X desse projeto.
A oportunidade de ler está vinculada à disponibilidade e a variedade de livros e, com o advento da internet, ampliou-se o universo da matéria escrita. Assim sendo, podemos crer que a tecnologia afeta a educação profundamente e não pode ser ignorada, pois ela está presente no cotidiano de grande parte das pessoas. Portanto, o uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar, constitui elemento estimulador para as práticas leitoras.
Nesses últimos anos a instituição realizadora deste projeto, vem buscando melhorias com um grande investimento na implantação da informatização e na compra de livros. Com isso, criando um vínculo indissociável com os