Teologia
[Digite o subtítulo do documento]
A ONU vota pela partilha a causa parece não ter o apoio necessário. Diante do empate, Oswaldo Aranha decide em favor da criação de Israel.
2013
Daniel & Danielle Menezes
Matéria: Panorama Histórico Israel
22/04/2013
Um Pouco de Oswaldo Aranha
O brasileiro que teve papel muito importante na criação atual do estado de Israel
Nascia em 15 de fevereiro de 1894 em Alegrete (RS) Oswaldo Euclides de Souza Aranha, Alegrete (RS). Após concluir o ensino secundário, fez amizade com Virgílio de Melo Franco, que alcançaria projeção política com a Revolução de 1930, e com Rubens Antunes Maciel, que o apresentaria a Luís Carlos Prestes, revolucionário de 1924 e mais tarde líder comunista. Estreitou também amizade nesse período com José Antônio Flores da Cunha, que viria a exercer o governo do Rio Grande do Sul. Trata-se do diplomata Osvaldo Aranha. Uma peça importantíssima na criação do atual Estado de Israel. Começou a carreira política como intendente da cidade de Alegrete e depois subchefe de polícia de Porto Alegre e deputado federal. Em novembro de 1927, com a eleição de Vargas para o governo do Rio Grande do Sul, Aranha foi convidado a ocupar a Secretaria do Interior e da Justiça.
Em 1931, Aranha tornou-se ministro da Justiça e da Fazenda, Como chanceler, colocou o Brasil ao lado dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, conseguindo importantes vantagens políticas e econômicas que estimularam nossa industrialização.
Após a Segunda Guerra, havia uma comoção muito grande para que os judeus tivessem uma pátria, em virtude do Holocausto. Alguns lugares foram sugeridos para a criação de um Estado judeu, inclusive na África. Porém os judeus achavam que só se sentiriam seguros se sua pátria fosse na Palestina, seu lugar de origem.
O governo Britânico se declarando incapaz de resolver a questão, deixou a cargo da recém criada Organização das Nações