teologia
001)Qual a etimologia ou origem da palavra “Direito”A palavra "direito" vem do latim directus, a, um, "que segue regras pré-determinadas ouum dado preceito", do particípio passado do verbo dirigere. O termo evoluiu em português da forma "directo" (1277) a "dereyto" (1292) até chegar à grafia atual(documentada no século XIII).Para outros autores, a palavra faz referência à deusaromana da justiça, Justitia, que segurava em suas mãos uma balança com fiel. Dizia-seque havia justiça quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relação ao solo: derectum. Ela vem do Latim DIRECTUS, “em linha reta”, particípio passado deDIRIGERE, “colocar reto, direito”, formado por DIS-, “fora”, mais REGERE, “guiar”, deuma base Indo-Europeia REG-, “mover em linha reta”, donde “dirigir, guiar, comandar”.Aplicou-se ao conjunto de leis e normas jurídicas vigentes num país porque segui-las éandar seguindo uma linha reta dentro do que é socialmente aceitável.
002)O que é direito objetivo e subjetivo?O Direito objetivo é o conjunto de normas que o Estado mantém em vigor. É aquele proclamado como ordenamento jurídico e, portanto, fora do sujeito de direitos. Essasnormas vêm através de sua fonte formal: a lei. O direito objetivo constitui uma entidadeobjetiva frente aos sujeitos de direitos, que se regem segundo ele.E direito subjetivo é aquele o qual o indivíduo é titular, por ser inerente à sua pessoa; é afaculdade, que a ordem jurídica lhe assegura, de querer e realizar, ou de reagir e agir atéonde o seu direito ou interesse não colida com o de outrem. É um interesse tutelado pelalei, que o seu titular pode alienar. O direito subjetivo divide-se em: absoluto; relativo; principal; acessório; transmissível; intransmissível e indivisível.
003) Cite 10 ramos do direito público?Direito do Trabalho, Direito Comercial, Direito Civil, Direito processual, DireitoInternacional Privado, Direito processual, Direito Financeiro, Direito Administrativo,Direito