Teologia
A primeira ordem que Jesus deixou aos discípulos depois de sua ressurreição, é o que nós chamamos de a grande comissão: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”. Mt 28:19-20.
Há uma grande promessa associada ao grande chamado. O mundo precisa conhecer toda a verdade que passamos, mas antes disso nosso vizinho, nossos amigos e até mesmo nossos pais precisam saber.
Quantas pessoas morrem diariamente, nós devemos nos preocupar com elas, nossa missão é alcançar a cada um deles.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações. Isso não pressupõe a conversão do mundo. Por pregar o evangelho, os discípulos veriam outros se tornando aprendizes ou seguidores do Salvador, de toda nação, tribo, povo e língua.
Batize em nome do Pai, do filho, e do Espírito Santo. Os mensageiros de Cristo têm a responsabilidade de ensinar acerca do batismo e enfatizá-lo como uma ordem a ser obedecida como submissão a Cristo nosso salvador.
Ensine-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. A comissão vai além de evangelismo; fazer prosélitos e deixá-los cuidar de si mesmos não é o bastante. Eles devem ser ensinados a obedecer aos mandamentos de Cristo, a essência do discipulado é tornar-se como o Mestre, e isso se consegue por ensinamento da palavra e submissão á ela. Em seguida, o Salvador acrescentou a promessa de sua presença com os discípulos até a consumação do século. Eles não prosseguiriam sozinhos ou sem auxilio. Em todo o seu serviço e viagens, eles conheceriam a presença do Filho de Deus. Note os quatro “todos” em relação a grande Comissão: toda a autoridade; todas as nações; todas as coisas; todos os dias.
O apóstolo Paulo como grande missionário, importava-se muito com missões, ele diz em Romanos "Porque todo