Teologia
O “fogo estranho” (“brasas vivas estranhas” no original), levado pelos filhos de Arão para a casa do Senhor resultando na morte destes, a recusa de Saul em aniquilar totalmente os amalequitas, custando-lhe o reinado sendo uma falta gravíssima. A indagação de Nicodemos sobre o “novo nascimento” ele entende apenas com seu intelecto (especulativo), seguindo uma lógica que ele pensa dominar. Fatos históricos passíveis de estudo, o que estes personagens deixaram de observar, quais fatores que os levaram ao fracasso ou vitória?
No caso de Nicodemos ele soube que há um efeito de grandes milagres, grandes obras realizadas por Jesus, isso era manifestação de uma causa que na concepção dele, só poderia vir de Deus, e ele expressa seu pensamento à Jesus. O mestre com muito amor, vê o quanto era incompleto o entendimento de Nicodemos a cerca do Reino de Deus. Jesus inicia suas palavras, na tentativa de elevar os pensamentos de Nicodemos ao nível espiritual (místico).
No texto de l Samuel 15, mostra o pecado de Saul, ele está disposto a matar crianças, jovens, velhos, animais, porem ele não obedeceu integralmente à ordem de Deus, instruído através do profeta Samuel.
Dentro dos métodos de estudo da teologia ela nos mostra como fazer o uso do que entendemos por fé (místico) aliados com a razão (especulativo), averiguação e classificação (indutivo) das ordenanças divina.
Introdução
Sabemos que em l Sm15 não fora a primeira vez que Saul desobedece a uma ordem divina (O primeiro se encontra no capítulo 13, quando ele oferece o holocausto em vez de esperar por Samuel, sendo assim rebaixado a príncipe de Israel, caso não se voltasse de seus maus caminhos, fora lhe dado uma chance, mas ele se recusou ao pecar novamente, cometendo o mesmo erro: - desobediência). Podemos obter lições importantes para aprendermos sobre a desobediência de Saul e suas consequências, e, também sobre a nossa própria às determinações de Deus, com esse relato bíblico
Os amalequitas habitam a