Relatórios
- Os vídeos apresentados na aula do dia 13/08/12 foram interessantes, apresentando a diversidade cultural de cada País, vários tipos de costumes de diferentes lugares.
Acho que o interessante é viver sem preconceitos de raça, cor ou religião.
Achei inovador e exemplar o vídeo ‘Nós no Morro’, tomando a frente e fazendo trabalhos que o governo deveria se preocupar em fazer. Em um lugar como o Rio de Janeiro, que apesar de ser uma Cidade linda, vem cada vez mais aumentando o índice de Criminalidade e esse trabalho chegou mostrando um caminho brilhantemente alternativo para crianças e jovens nas favelas. Super Legal!
Resumo da leitura do Texto de Roberto Damatta: Você tem Cultura?
O texto fala sobre diferentes tipos de cultura baseado num estudo da “Cultura dos Índios Apinayé de Goiás” que foi publicado no livro de Roberto Damatta intitulado: “Um mundo dividido”.
O texto começa definindo cultura de acordo com os estudos dessa época (1962 a 1976). Onde o nível cultural de um indivíduo era definido de acordo com o volume de leituras, controle de informações, títulos universitários... cultura era confundida com inteligência.
Quando se dizia “Maria não tem cultura”, se referia a ignorância dela quanto aos fatos básicos da economia, política e Literatura.
Já para a sociedade atual cultura não é simplesmente um referente que marca uma Hierarquia de “Civilização”. Mas a maneira de viver de um grupo, crenças e costumes de um País ou pessoa.
Cultura é um dado, mapa ou código do qual as pessoas pensam, classificam, estudam e modificam o seu Universo, o mundo em si mesmo.
População Indígena
De acordo com o senso do IBGE 2010 a população indígena no Brasil é de 896,9 mil pessoas. Para chegar a esse número o IBGE somou aqueles que se autodeclararam indígenas. Dos que vivem em Terras Indígenas soma-se 78,9 mil pessoas.
A Terra Indígena mais populosa no País é a Yanomami (Amazonas e Roraima) com 25,7 mil habitantes (5% do total).
O senso