teologia - a vida de elias
Vejo na vida do grande profeta Elias muitos pontos que podemos aplicar em nossas vidas.
Alguns pontos gerais são:
- Buscava sempre cumprir a vontade do Senhor, obedecendo a palavra de Deus.
- Tinha firmeza na apresentação da palavra do Senhor e tinha ousadia
- Passou por dificuldades e medos, mas aprendeu a confiar no Senhor apesar das dificuldades.
A partir desses pontos podemos tirar alguns princípios para nossas vidas.
1) Devemos ser ousados para proclamar a Palavra do Senhor
Elias era um homem de personalidade forte, era ousado, enfrentando reis com palavras duras, que sempre eram voltadas à santidade de Deus.
O significado do seu nome claramente expressa essa autoridade demonstrada por ele. Seu nome significa “Meu Deus é Jeová”, e vemos que ele estava sempre pronto a cumprir a vontade do Senhor.
Como podemos verificar, Elias, sempre que o Eterno ordenava, estava pronto a anunciar a santidade do Senhor perante aos reis que feriram essa santidade. Como fez com o Rei Acabe, que havia levantado um altar a Baal e levou o povo a se desviar do Senhor, assim profetizou que haveria uma seca (cf. I Rs 17:1), e outros “confrontos” que se seguiram ao passo em que Elias estava pronto a pronunciar a palavra do Senhor. Outros exemplos: I Rs 22:17-29; II Rs 1:15-17.
Baseando-mos nessas passagens, podemos aplicar em mossas vidas a ousadia, a coragem, e a fidelidade de Elias ao Senhor, o que é primordial para um ministro de Deus.
2) Devemos auxiliar os necessitados.
Quando Elias foi enviado por Deus a Sarepta (cf. I Rs 18:8-16), ele sabia que seria sustentado por uma viúva, mas esta não tinha muita coisa, e Elias solicitou que ela trouxesse tudo o que ela tinha de mantimento, e ali ele operou um milagre que os sustentou até que a chuva voltasse a cair.
Podemos notar aqui que, em nossas vidas devemos estar prontos a ajudar aos que estão necessitados, não somente com a Palavra de Deus, mas também com