Teníase
A teníase pode ser causada por dois vermes da mesma família, a Taenia saginata e a Taenia solium.
O homem adquire a infecção pela T. saginata através da ingestão de carne bovina mal cosida ou crua.
A Taenia solium, no estágio adulto, parasita exclusivamente o intestino humano.
Taenia solium
Pode chegar a medir cerca de 10 metros de comprimento se apresentando de forma achatada e segmentada em que podem ser distinguidas 3 porções: a cabeça ou escólex, o pescoço e o corpo, sendo o último constituído por uma série de segmentos ou anéis.
Normalmente é um parasito solitário ( daí o nome vulgar de solitária ), sendo raro encontrarmos mais de um exemplar numa mesma pessoa.
O gado bovino é seu hospedeiro intermediário, no qual é encontrado em estado larvário.
A Taenia solium é semelhante a anterior, chegando ao estágio adulto no intestino delgado com comprimento que pode variar de 2 a 9 metros.
O hospedeiro intermediário dela é, normalmente o porco, podendo outros animais também estarem envolvidos como o macaco, o cão o gato e o próprio homem.
O ciclo evolutivo é semelhante em ambas, os ovos são depositados nos pastos com as fezes de indivíduos infectados, sendo ingeridos por bovinos ou suinos.
Há a fixação dos embriões no músculo do hospedeiro intermediário após a migração do aparelho digestivo, formando as larvas.
O homem ingere a carne mal cosida e o parasita se fixa através de ventosas ao intestino delgado, dando início a formação dos proglotes ( segmentos ).
As Taenias são hermafroditas e em cada anel ou segmento existem os elementos masculinos e femininos da reprodução sexual. Após cerca de 3 meses, os anéis já gravídicos, repletos de ovos são expulsos de forma ativa ( T. saginata ) ou passiva ( T. solium ).
Quanto aos sintomas a solium adulta pode não provocar sintomas ou, ocasionalmente produz desconforto abdominal, dor tipo fome, sensação de má-digestão, diarréia ou alternância desta com constipação ( prisão de ventre ).
O