Tensão superficial, método da gota
Graduandos: Mauana Schneider e Rafael Brognoli
Experiência: Tensão Superficial – Método do peso da gota
Introdução:
Tensão superficial ocorre na camada superficial de um líquido e fazcom que a superfície se comporte como uma membrana elástica. As moléculas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica, e quando suspensa, forma a gota. O tamanho duma gota é específico para cada tipo de substância líquida, podendo por esse motivo ser usada como unidade de medida de quantidade dessa substância, dentro de certa margem de erro. A medida volumétrica da gota varia em função do coeficiente de tensão superficial do líquido e da forma física do bico gotejador ou de onde a gota é formada.
A variação da temperatura altera a tensão superficial do líquido e então pode-se afirmar que o volume da gota é uma função do líquido, temperatura e forma física do orificio por onde pinga.
Objetivo:
Determinar a tensão superficial atraves da massa da gota, atraves da equação: 2πγr = mjg
Onde m é a massa da gota, r é o raio e g é a aceleração da gravidade.
Experimental:
A partir de uma solução estoque de 1,0mol.L-1 de n-butanol foram preparadas soluções de 0,08mol.L-1; 0,23mol.L-1; 0,31mol.L-1; 0,39mol.L-1 e 0,47mol.L-1. Foi medido a massa de 10 gotas e divido, para obter-se o valor individual da gota de cada uma das concentrações. Tabém foi medido a massa de 10 gotas de água deionizada e calculado o valor individual da gota. Os dados obtidos estão na tabela abaixo:
[ ] n-butanol
Massa da gota