Tendências
Eu não tenho um conhecimento muito aprofundado ainda, mas estou frequentando workshops, palestras e tendo contato direto com empresa de consultoria.
O primordial é uma ideia inovadora. Os projetos de maior sucesso são simples em sua essência. Com uma ideia nova é fácil conseguir apoio e até investimento. São algumas vertentes observadas:
Responsabilidade social/ambiental: é possível sim para pequenas empresas aderir a esse novo modelo, o modelo atual está sendo substituído por ser obsoleto. Não é só para ser bonzinho que se adapta ao modelo sustentável não, ele dá lucro e muito (cinco vezes mais até). É comprovado estatisticamente que as pessoas gostam de empresas e marcas responsáveis e estão dispostas a pagar até um pouco mais caro para se sentir "fazendo a sua parte”. Agrega valor a marca ser politicamente correto. Como exemplo tem-se a linha ecologicamente correta da osklen, as camisas são simples e caras, mas trazem em si o valor da marca responsável e o status dela.
Status: O que os produtos da Apple fazem de diferente que justifique o preço muito mais alto do mercado?Nada, absolutamente nada. Os proprietários não sabem mexer nos aplicativos e nem sabem o que o produto faz além do obvio. O celular, mp4, tablete e notebook têm nomes próprios. Como ilustração que não já ouviu "ipod ou mp4”, ipod é mp4, então porque a distinção?Porque pagar mais caro? Em busca de status. Não é raro ver alguém acariciando uma marca, um logo. Steve Jobs, o cara da tecnologia. Ele não desenvolveu uma nova tecnologia ousada, ele fez a população amar a marca dele. Elevou os produtos para top de linha. A genialidade dele consiste em captar a essência humana e comercializá-la.
Humanização: Cada vez mais as pessoas estão carentes. Profissionais como psicólogos estão lucrando muito encima da fragilidade alheia. Tudo é digital, frio. As pessoas sentem falta de serem conhecidas, não só o nome delas, mas