Tendencias da armazenagem no século XXI
Para alguns a introdução do JIT havia decretado a extinção da armazenagem. Entretanto, podemos hoje afirmar que a mesma continuará sendo uma função dinâmica na cadeia. 1. FOCO NO CLIENTE
Parceria e contratos de ganha-ganha, além de informações compartilhadas, planejamento conjunto com clientes e fornecedores.
2. CONSOLIDAÇÃO
Menor número de CDs e maior massa individual. Um menor número de operações com maior escopo e eficiência.
3. FLUXO CONTÍNUO DE MATERIAIS E INFORMAÇÕES
Expedições do fabricante diretamente para as lojas e inventário mantido pelo fornecedor estão se tornando,cada vez mais comuns no comércio do varejo. À medida em que as transações de movimentações aumentam, de mesma forma aumentarão as transações de informações.
4. SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO
Não são funções tradicionais do armazém: rotulação especial, embalagem customizada, pré-etiquetagem, ou até mesmo EDI. Serão atividades comuns.
5. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES
Hoje o código de barras é o mais popular tópico de T.I. nos armazéns. No futuro, a introdução de sistemas de gerenciamento e automação e o armazém sem papel será muito mais fácil e comum (paperless warehousing).
6. REDUÇÃO DO ESPAÇO
Com o mercado global em expansão, o mesmo produto será embalado de forma diferente para um número maior de mercados, pressionando ainda mais o armazém por mais espaço.
7. REDUÇÃO DO TEMPO
“Melhor, mais barato e mais rápido”. Cada participante da cadeia almeja alcançar sua meta: ou nas vendas do final do mês, ou no final do ano com 40 % de acréscimo de vendas. O armazém otimizará seu desempenho de ponta, forçando constantemente os limites.
8. PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE DISTRIBUIÇÃO
Os sistemas DRP(distribuition requirement planning) desenvolvem planos de ação para distribuição dinâmica em um conjunto de eventos de mudança contínua. Resultam benefícios como menor inventário e necessidades reduzidas de espaço.