Fundamenta O 07 05 2015
A seguinte fundamentação teoria serve para mostrar os conceitos utilizados na elaboração deste trabalho de conclusão de curso, facilitando o entendimento da pesquisa desenvolvida.
3.1 Administração
A administração esta em toda parte, nada é criado sem ter uma estrutura adequada pra seu desenvolvimento, é a administração que nos ajuda nesse sentido.
Como afirma Maximiano (2012, p. 5) “administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle”.
É uma área de conhecimentos, que auxiliam na tomada de decisões, em diversas organizações não apenas empresas como estamos acostumados a escutar.
Como explica CHIAVENATO (2003), administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
A sociedade precisa estar organizada para que tudo fique em perfeita ordem, sem uma boa utilização dos processos administrativos já teriam acontecido problemas no passado, dessa forma esses processos vem se desenvolvendo ao passar dos anos.
3.1.1 Aspectos históricos da administração
A administração que estudamos hoje tem muitos conceitos que foram criados ao logo do tempo.
Como descreve Maximiano (2012), tudo começou na Mesopotâmia em 3000 a.C., com os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais, e a partir disso foi evoluído se aperfeiçoando ao longo dos séculos.
Nos dias atuais a administração continua a sua evolução