Tempos Modernos
Analisam-se as principais características do processo de globalização da economia e suas repercussões no plano cultural e político, com ênfase para a soberania do Estado e dos cidadãos. Destacam-se as especificidades da inserção subordinada do Brasil na globalização e a necessidade de construção de alternativas. Conclui-se que a globalização é um processo de escolha, que se delineia e define no plano da política.
Palavras-chave: Globalização; estado-nação; movimentos anti-globalização
ABSTRACT
The main characteristics of the process of globalization of the economy and its repercussions in the cultural plan and politician are analyzed, with emphasis in the sovereignty of the State and the citizens. The subordinated insertion of Brazil in the globalization and the necessity of construction of alternatives are distinguished. One concludes that the globalization is a choice process, that if delineates and defines in the plan of the politics.
Keywords: Globalization;; state-nation; movements anti-globalization
1 INTRODUÇÃO
Na bibliografia sobre desenvolvimento, encontra-se uma predominância da dimensão econômica do desenvolvimento, em detrimento das dimensões política e social.
De certa forma, pode-se dizer que essa bibliografia está analisando modelos de desenvolvimento nos quais tem sido dominante a lógica do desenvolvimento econômico, quando não do crescimento econômico. Pretende-se analisar, neste trabalho, como o processo de globalização da economia se insere nesta lógica.
Um breve passeio pela literatura que analisa o processo de globalização tem evidenciado como a internacionalização da economia tem obrigado ou levado os países a acentuarem a dimensão econômica em detrimento das dimensões social e política, ao definirem suas políticas de atuação.
Ao analisar a relação entre globalização e desenvolvimento, pretende-se dar destaque às relações entre economia e política (aqui entendida em sua dimensão