Tempos modernos
Nome Original: Modern Times
Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Chester Conklin, Hank Mann, Louis Natheaux, Allan Garcia.
Produção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Fotografia: Ira H. Morgan, Roland Totheroh. Totheroh
Trilha Sonora: Charles Chaplin, Alfred Newman
Duração: 89 min.
Ano: 1936
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Preto e Branco
Estúdio: Charles Chaplin Productions / United Artists
Tempos modernos é uma comédia clássica do cinema mudo protagonizado por Charles Chaplin que retrata com criatividade a situação que os trabalhadores enfrentaram nos primeiros tempos da revolução industrial.
Carlitos, o personagem de Chaplin, é empregado de uma grande fábrica desempenhando a função repetitiva de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o operário tem um ataque de stress e perde toda a razão sendo demitido e internado em um hospital. Quando ele saiu do hospital já recuperado se depara com a fábrica fechada e a correria diária, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome e muito mais. Logo em seguida por engano a policia o prende como líder comunista. Após passar um tempo o operário é solto por agradecimento ma vez que os ajudou.
Depois de sair da prisão Carlitos encontra uma jovem órfã, os dois acabam sendo presos por roubo, mas no caminho até a delegacia o carro sofre um acidente e eles aproveitam pra fugi e vão morar juntos.
O operário procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa, um barraco simples. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que