Tempos Modernos
Dados de Identificação
Nome->
Turma->
Assunto-> Água
Professora->
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
4
2. Água
5
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
9
1. Introdução
A água surgiu no decurso de reações químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.
A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros fatores, das reações químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água.
Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu à vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivos. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.
2. Água
A água como solvente
Atividades essenciais à Vida, como o transporte de substâncias e reações químicas enzimáticas, necessitam que as moléculas participantes estejam dissolvidas em um meio líquido. Nesse aspecto a água desempenha papel fundamental por ser um excelente solvente. Ela é capaz de dissolver grande variedade de substâncias químicas, como sais, açúcares, açúcares, aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos; por isso, costuma-se atribuir à água, o título de “solvente universal”.
O líquido que preenche as células vivas, denominado citosol, consiste em uma solução aquosa de diversas substâncias. O sangue e outros líquidos corporais dos seres multicelulares também são soluções aquosas. As principais substâncias dissolvidas nessas soluções biológicas são glicídios, sais, aminoácidos e proteínas, entre outras.
Substâncias cujas moléculas têm afinidade pela água, dissolvendo-se nela, são chamadas de Hidrofílicas (do grego hydro, água, e philos, amigo), Exemplos de substâncias orgânicas hidrofílicas são grande parte dos glicídios e muitas proteínas. A solubilidade deve-se ao