Tempo medio de reação de uma pessoa
EXPERIMENTO – O TEMPO MÉDIO DE REAÇÃO DE UMA PESSOA
SUMÁRIO
Objetivos ..............3
Introdução teórica ..............4
Materiais e métodos ..............5
Análise experimental e resultados ...........6,7
Conclusão ..............8
Referências bibliográficas ..............9
OBJETIVOS
Descobrir o tempo médio de reação dos integrantes do grupo;
Reconhecer que, por mais cuidadoso que sejamos, sempre haverá erro na medida convencional de intervalo de tempo, devido ao tempo de reação;
Efetuar medidas estatísticas do tempo de reação humana;
Expressar corretamente estas medidas, erros e unidades.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Para que seja possível abstrair os conceitos da física para o mundo real nós percebemos que é preciso testar na prática, não só uma, mas diversas vezes através dos esquemas dos experimentos. Quanto mais vezes executamos o procedimento, mais dados tínhamos para nos embasar e calcular um valor médio relativamente preciso (no caso o tempo de reação).
Logo, constatamos a existência de certa imprecisão nas medidas já que no contexto do experimento haviam fatores que prejudicavam um valor exato, como por exemplo o tempo que o som de um aluno leva até chegar aos ouvidos de outro do grupo para que o mesmo expresse uma reação.
Neste trabalho nossa motivação foi tentar entender na prática como funciona o processo de medição para calcular tempos de reação e para isso utilizamos de fórmulas deduzidas a partir de outras, com a ajuda do professor.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para realizarmos nosso experimento utilizamos os seguintes materiais:
Uma régua de 30 cm;
Um cronômetro de aparelho celular;
E os seguintes métodos:
Um colega de classe sustenta a régua, na vertical, segurando-a entre o indicador e o polegar, pelo extremo ''0 cm', como se ilustra. Um outro