Tempo de Esperas - Resumo
Alfredo é um jovem estudante de filosofia que, ao perder seu grande amor para um “simples” florista, entra em crise e, aconselhado pelo seu professor, resolve pedir ajuda a Abner, famoso filosofo que desistiu da gloria e do sucesso para levar uma vida simples.
Durante os “encontros” Alfredo se apresenta como um homem inteligente, estudioso e dedicado, mas também mimado, ignorante e arrogante, a principio não aceita as instruções do professor e não consegue admitir que toda sua inteligência, erudição e conhecimento filosófico foram trocados pela simplicidade de um florista.
Ao decorrer do livro, o experiente professor consegue levar Alfredo a pensar na vida e no mundo ao seu redor, fazendo-o entender a importância da simplicidade, que ele tanto rejeita, chegando ao ponto de rejeitar sua família, de agricultores. Abner mostra a Alfredo que o sucesso, a gloria, a fama e o sucesso tem seu lado bom, mas, como todas as coisas, seu lado ruim. Abner também consegue fazer Alfredo enxergar que por mais erudita e culta que uma pessoa seja, em certos momentos, isto deve ser deixado de lado, e que, em certos momentos, a naturalidade se faz necessária, e ate mesmo melhor que a erudição.
No fim do livro Abner se revela o pai de Clara, a amada de Alfredo, e relata todo o amor que viu em Clara por ele, e do seu plano para fazer Abner entrar em contato com o mesmo, a fim de fazer-lhe ver o lado simples da vida e satisfazer o desejo de sua filha, a fim de fazê-lo o homem que faria sua filha feliz.
CONSIDERAÇÔES FINAIS
Embora o livro apresente muito bem a filosofia de vida da simplicidade, e apresente argumentos concretos a ela, talvez por se tratarem de cartas o livro não apresenta muito bem a crise enfrentada por Alfredo ao procurar Abner. Embora deixe bem claro que