Temor do Senhor
“ Dizendo, em grande voz: temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Apocalipse 14:7
Certa feita, um discípulo externou a Jesus uma preocupação: o medo do que os homens pudessem fazer de mal quando estivessem irados. Jesus, prontamente ensinou aos seus discípulos que eles não deveriam temer os que matavam o corpo e não podiam matar a alma, deveriam temer àquele que podia fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. (Mt 10:28)
Com essa palavra, Jesus abre uma reflexão profunda, que deveríamos fazer a cada minuto de nossas vidas: a de desenvolver em nós, o temor do SenhorA Bíblia é vasta ao propor a busca diária de um espírito de temor a Deus.
Um dos sinais patentes de que o mundo se encontra cheio de pecados é porque abandonaram o temor do Senhor. No Salmo 36:1 diz: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos”. Aliás, para a Sagrada Escritura o caráter pedagógico do temor do Senhor é justamente afastar o homem de seus pecados: “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis”. Ex 20:20
Nunca a igreja precisou tanto do temor do Senhor, como hoje, haja vista a abundância dos pecados do mundo e sua conseqüente apostasia de Deus.
A NATUREZA DO TEMOR A DEUS
Na definição de temor no dicionário Aurélio, diz: Ato ou efeito de temer, medo, susto, sentimento de reverência ou respeito; pessoa ou coisa que causa medo.
No sentido mais amplo e bíblico, significa: temer a Deus é reverenciar a autoridade de Deus, obedecer a mandamentos e evitar toda sorte e forma do mal.
Temer a Deus: baseia-se no reconhecimento que Deus é santo, cuja natureza inerente o leva a condenar e castigar a quem transgride suas justas leis, tanto no tempo como na eternidade. Sl 76:7-9 “Tu, sim, tu és terrível ; se te iras, quem pode subsistir a