O TEMOR DO SENHOR
DEFINIÇÃO
O Termo grego phobus, pode ser usado com dois sentidos: medo, pavor ou respeito e reverência, sendo os sentidos determinados pelo contexto. Quando nos referimos a Deus, evidentemente o foco deve estar em reverência e respeito profundos.
O TEMOS DE DEUS APLICADO
O temor do senhor nos afasta do mal. Ele cresce em nossos corações à medida que nos aproximamos e conhecemos a Deus, conhecimento esse que adquirimos através da oração, da leitura e meditação da Palavra.
É fundamental, no temor do Senhor, reconhecer a sua santidade, justiça e retidão, como, complemento de seu amor e misericórdia, conhecê-lo e compreender a plenitude de quem Ele é. O verdadeiro temor a Deus leva-nos a crer e confiar exclusivamente Nele, para a salvação. Quando tememos a Deus, levamos uma vida de obediência a seus mandamentos e seguindo seus preceitos. Nos leva a sermos cuidadosos e cometidos no que falamos no que vemos, nos apartaremos do mal, praticaremos o bem, procuraremos a paz e nos empenharemos para alcança-la.
RAZÕES PARA TEMER A DEUS
Devemos temer a Deus devido ao seu poder como Criador de tudo e de todo o fato de Deus ser um Deus de justiça, que julgara a totalidade da raça humana.
O TEMOR DO SENHOR E AS PROMESSAS PARA OS QUE O TEMEM
Deus promete recompensar a todos os que o temem:
O galardão da humanidade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida (PV: 22.4).
Proteção para a morte (PV: 26,27)
Provisão para as nossas necessidades diárias (SL: 34,9; 111:5).
Uma vida longa (PV10: 27).
Aqueles que temem ao Senhor sabem que “bem sucedem aos que temem a Deus”, não importa o que aconteça ao mundo ao seu redor, nos leva a colhermos um amor verdadeiro, é um canal de bênçãos sobre nossas vidas. A luz de Deus é a certeza da salvação e da cura, sua proteção e a presença de Deus manifesta em nossas vidas, o socorro divino na aflição, mediante a resposta das orações, a remoção das trevas e da opressão, a orientação, fortaleza, a verdadeira restauração.