Tema e Problema - Pesquisa em contabilidade II
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TRABALHO DE PESQUISA EM CONTABILIDADE II
TEMA E PROBLEMA
ERTON
MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR
2013
No cenário contemporâneo percebe-se o processar de inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultar em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados.
Na primeira década do século XX houveram as primeiras manifestações acerca da responsabilidade social, no entanto, essas manifestações foram encaradas como sendo socialistas, sendo que somente a partir da década de 50 que o tema ganhou atenção e espaço com o lançamento do livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, para começar a ser estudado somente na década de 70, transformando-se então em um vasto campo de estudo.
A responsabilidade social revela-se um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas, pois a gestão dessas empresas não pode, e não deve ser direcionada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários, mas também pelos interesses de outros agentes com ela envolvidos como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, o poder público, os concorrentes e a sociedade em geral.
Em consenso com isso foi criado em 1998 o instituto Ethos com o propósito de auxiliar as empresas a assimilar o conceito de responsabilidade social empresarial e incorporá-lo ao dia-a-dia de sua gestão, num processo contínuo de avaliação e aperfeiçoamento. A ONG auxilia na criação de novos mecanismos para que as companhias modifiquem antigas práticas de