TEMA: Motivos que levam a prática do aborto.
TEMA: Motivos que levam a prática do aborto.
PROBLEMA: Que fatores levam adolescentes a praticar o aborto?
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista que os grandes números de abortos feitos em adolescentes aumentam na mesma proporção em que os casos de gravidez na adolescência, esse trabalho busca analisar os motivos que levam tantas jovem a praticar o aborto. A fase de adolescência é caracterizada por etapas de desenvolvimento físico, mental, emocional e social. Sabe-se que a transição da infância para a fase adulta é um processo lento; no entanto, se uma adolescente engravida, esta fase é transposta aos saltos, quando ainda está se adaptando às transformações que estão ocorrendo em seu corpo.
Para a maioria das adolescentes a gravidez significa momento de tristeza, medo, insegurança e até mesmo desespero, pois a gravidez não estava nos seus planos e a responsabilidade pela maternidade recai totalmente sobre elas. A decisão de ser ou não ser mãe não é uma decisão fácil e o que, aparentemente, parece ser uma decisão individual, envolve uma série de fatores.
O aborto torna-se, então, a única saída para estas adolescentes, de diferentes classes, e, neste desafio, elas arriscam suas próprias vidas, quando decidem interromper a gravidez utilizando-se de quaisquer recursos que tenham à mão. Esta decisão muitas vezes é vivida de forma solitária e clandestina, ou sobre pressão dos parceiros ou familiares. O sentimento de abandono não significa necessariamente que sejam deixadas sozinhas, mas sim porque o parceiro e familiares são os primeiros a propor o aborto, sem maiores indagações. Por ser proibido, o aborto leva a pressões psicológicas e sociais muito grandes, sendo carregado de medo, culpa, censura, vergonha, e estas adolescentes ainda enfrentam o desprezo, a humilhação e o julgamento dos profissionais de saúde.