Tema interdiciplinar
Se em lugar de paz tem violência, em lugar de respeito tem desrespeito, em lugar de cooperação e dialogo tem autoridades, o aluno, quando termina os estudos, não é uma pessoa preparada, não é um cidadão democrático, ou seja, não tem capacidade de pensar sem a coerção de alguma “autoridade” inquestionável. Assim o aluno não compreende o conceito de justiça baseado na equidade. O jovem não adota atitudes de respeito pelas diferencias entre as pessoas e como não legitima, no dia-a-dia atitudes de solidariedade, não valoriza, nem emprega o dialogo como força de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas. Sem construir uma imagem positiva de si e sem assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, não será capaz de conviver numa sociedade democrática e pluralista.
O magistério no Brasil não é uma profissão desejável e é uma profissão desvalorizada na sociedade brasileira. O desinteresse e o desrespeito do aluno na sala de aula, a desmotivação e o despreparo do professor são consequências dum ensino básico de qualidade baixa.
Em relação à educação contemporânea no Brasil podemos dizer que avançamos, mas ainda falta muita coisa e precisamos mudar vários paradigmas: O que espera dos alunos? O que exige dos professores? Como trata aos professores e o que a sociedade espera da educação como resultado