Telhas
As telhas ecológicas, que são telhas fabricadas a partir de fibras naturais ou então de materiais reciclados, trazem muitas vantagens para o consumidor e também para o meio ambiente. Confira os tipos de telhas ecológicas disponíveis no mercado:
Fibras
Nessas telhas, produzidas com resíduos de fibras vegetais, são usadas fibras de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios. Exige maior estrutura de sustentação para ser instalada, já que se trata de um material mais flexível e pesado.
Papel, asfalto e resina
Outras são feitas de uma combinação de papel reciclado, asfalto e resina. Essa resina oferece proteção contra os raios UV, preservando a cor do produto, impededindo a escamação da superfície, tão comum nas telhas multicamadas e suportam melhor cargas dinâmicas, como uma chuva de granizo, por exemplo.
Tubo de pasta de dente
No mercado já há uma alternativa interessante de reaproveitá-los: usá-los para fabricar telhas. Feitas apenas de material reciclado, compostas por 25% de alumínio e 75% de plástico, essas telhas, além de serem ambientalmente corretas, apresentam outras vantagens, como deixar o interior do ambiente mais fresco cerca de 20%. Outro benefício é que as peças são mais leves, pesam em torno de 6,5kg o medro quadrado, o que dispensa uma estrutura de sustentação pesada. O proprietário da Casa da Telha, em Florianópolis, Ordilan deRosa comenta que "a instalação é fácil e rápida, sem segredo". O valor é de R$65, cada folha.
As telhas ecológicas são completamente impermeáveis, difíceis de quebrar, resistentes a ventos