Telhado verde artigo
Esse projeto descreve uma alternativa eco construtiva conhecida como telhado verde, bastante utilizada nas construções modernas, apesar de não ser uma ideia inovadora. Esta tecnologia torna a construção mais atrativa, além de ajustar a temperatura interna, deixando o ambiente mais agradável. Poderá ter como resultado um mecanismo de reaproveitamento de água da chuva, através de um reservatório.
Com o passar dos anos, o cenário urbano tem se modificado. A população cresce cada vez mais, provocando um adensamento das construções, transformando radicalmente a paisagem e, consequentemente, gerando impactos ambientais negativos. Dentre estes, temos a poluição atmosférica, diminuição da área verde urbana, desequilíbrio ecológico e alteração da umidade relativa do ar, os quais afetam grande parte dos cidadãos.
Atrelado a este contexto, a construção civil toma grande parte do cenário urbano, trazendo assim benefícios e malefícios para a sociedade. Ao passo que gera mão de obra, amplia o ambiente de habitabilidade e movimenta o lucro local, também aparece como maior poluidor humano. Isso acontece devido a utilização de grande quantidade de matéria prima como água, areia, brita e madeira, produzindo resíduos em grande escala, dentre outras poluições provocadas.
Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, já citados anteriormente, surge o paradigma da construção sustentável. Os desafios atuais desse setor são diversos, porém definem-se basicamente em reduzir a quantidade de resíduos gerados e de materiais e energia consumidos. Em vista disso, o telhado verde é uma opção válida quando escolhida para obter uma construção sustentável.
O telhado verde não é uma técnica inovadora da atualidade. Desde 600 a.C. percebem-se as primeiras construções de coberturas verdes, na antiga Mesopotâmia e Babilônia. Com o passar dos anos foram efetivadas várias pesquisas a respeito dessa