telegrafo e segunda revolução industrial
História do telégrafo
Telégrafo é um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.
Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
Com o surgimento e disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi sendo preterido.
De 1760 a 1830, a indústria se desenvolveu praticamente apenas na Inglaterra. A Primeira Revolução Industrial foi caracterizada pela produção de bens de consumo pela indústria inglesa, que produzia tecidos de algodão em máquinas feitas de ferro e movidas a vapor.
Na segunda metade do século XIX, outros países, como Itália, Alemanha, França, Rússia, Japão e Estados Unidos, passaram a se industrializar. O processo industrial se transformou de forma tão rápida e significativa que ocorreu uma Segunda Revolução Industrial.
O que se chama de Segunda Revolução Industrial é a introdução de novas técnicas e formas de energia – o que transformou a acumulação capitalista. De fato, a interação entre a ciência e a tecnologia provocou um grande salto na capacidade produtiva da indústria. O vapor foi substituído como fonte de energia pelo petróleo e pela eletricidade. Essas duas novas fontes de energia aceleraram a