Telefonia móvel celular
Usava sinal analógico (AMPS) Transmissão apenas de voz Frequencia padronizada de 800 MHz
Baixa qualidade de voz Pouca duração da bateria Grandes aparelhos Sem segurança Frequente quedas de chamadas Baixa taxa de transferência
Transmitia os dados convertendo o sinal analógico em digital (TDMA, CDMA, GSM), com uma taxa de transferência de até 14,4 Kbps. Opera na frequencia de 800 MHz a 1900 MHz
Através da implementação de acesso de dados por comunicações GPRS e EDGE, surge a geração intermediária a 2G e 3G, a 2,5 G Taxas de transferencias chegavam a 115 Kbps.
o o o o o
Mensagem de voz Envio de MMS Navegação na web Telefones com câmera Transferência: 64-144 Kbps
Para atender à crescente demanda de capacidade de rede, as taxas necessárias para a transferência de dados de alta velocidade e aplicações multimídia, padrões 3G começou a evoluir. Com a tecnologia 3G, as operadoras passam a oferecer uma variedade de serviços mais avançados. Os serviços incluem, telefonia sem fio de voz, video-chamadas e banda larga em um ambiente totalmente móvel. Os dados são enviados através da tecnologia chamada comutação de pacotes. Chamadas de voz são interpretados através da comutação de circuitos.
Existem um conjunto de tecnologias que se enquadram nos sistemas 3G e das quais destacamos o UMTS, WCDMA e EV-DO na geração 3G, HSPA 3.6 e HSPA 7.2, na geração 3,5G.
A tecnologia 3g, leva os jogos a outro nível. Jogos com mais de um jogador online é possível. Novos serviços são adicionados pela indústria de jogos.
Também conhecida como “Banda larga móvel em todos os lugares” Um dos termos usados para descrever 4G é: Mobile Multimedia Anytime Anywhere Global mobility Support Integrated wireless solution and Customized personal service.
Mais rapidez e confiabilidade Trafego de dados entre 100 Mbps e 1Gbps Custo menor que as gerações anteriores. Cobertura de área ampla. Grande variedade de capacidade de