Telefone
Telefone fixo com fio
A palavra telefone é formada de dois radicais. A palavra “fone” quer dizer “fala” ou “falar”. A palavra “tele” quer dizer “distante” ou “ a distância”.
Em 1876, em Massachussetes, Alexander Graham Bell, faz a sua primeira ligação para seu amigo Watson, criando assim o telefone. Em maio desse ano, Alexander Graham Bell, com seu invento já patenteado, levou o telefone para a Exposição Internacional comemorativa ao Centenário da Independência Americana, na Filadélfia, colocando-o sobre uma mesa à espera do interesse dos juízes, o que não correspondeu às expectativas. Dois meses após, D. Pedro II, Imperador do Brasil, chega em visita à Exposição. Tendo, há tempos, assistido a uma aula de Graham Bell para surdos-mudos, saudou o jovem professor. Dom Pedro II abriu caminho para a aceitação do invento. Os juízes começaram a se interessar. O Telefone foi examinado. Graham Bell estendeu um fio de um canto a outro da sala, dirigiu-se ao transmissor e colocou D. Pedro na outra extremidade. O silêncio era total. D. Pedro tinha o receptor ao ouvido quando exclamou de repente: Meu Deus, isto fala ! Menos de um ano depois, já estava organizada, em Boston, a primeira Empresa Telefônica do mundo, a Bell Telephone Company, com 800 telefones.
O telefone é um aparelho que liga microfones a alto-falantes. O microfone é utilizado para transformar ondas sonoras em sinais elétricos. A corrente elétrica é transmitida através de fios até um alto-falante próximo da orelha do ouvinte. O alto-falante é utilizado para transformar corrente elétrica novamente em ondas sonoras. Com isso, consegue-se promover a comunicação oral entre sujeitos muito distantes entre si.