Telecomunicaçoes e redes
Telecomunicações é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.
Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "ar") e a palavra comunicação deriva do latim “communicare”, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". Figura 1 – Antena de comunicação. 2. SISTEMA DE TELECONUNICAÇÃO
Sistemas de telecomunicações são sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados.
Estes sistemas de telecomunicação podem ser feitas a distancia transmissão ou recepção de sinais, sons ou mensagens por via elétrica ou eletrônica( fio, telefonia, radio, radio telegrafia, televisão, radar). Serviços que agrupa todas as transmissões e processos de localização eletrônica.
3.1 TELEGRAFO
O envio de mensagens codificadas remonta à antiguidade. É conhecido que o homem já usava e dominava os sinais de fumaça desde a Grécia antiga. Contudo, não precisamos ir tão longe na historia para constatar o uso de sinais que podem ser vistos de longe. A marinha norte americana até hoje usa um código consistido de bandeiras e sinais luminosos para se comunicar.
Entretanto, todos os sistemas antes do Telégrafo dependiam de sinais visíveis. A telegrafia foi um grande avanço porque possibilitou a comunicação instantânea entre duas pessoas que se encontravam fora do alcance visual uma da outra.
Muitas experiências foram feitas, mas só a de Samuel F. B. Morse (1791-1872) obteve êxito. Ele não só inventou o Telegrafo, como concebeu o código Morse, que é a