Teias e cadeias alimentares
BIOLOGIA:
Teias e cadeias alimentares
Lisa Lasley T:31
BIOLOGIA:
Teias e cadeias alimentares
Trabalho para obtenção de nota do 4º bimestre de Biologia apresentado à IFMA.
Orientadora: Profº Khey Albert
INTRODUÇÃO
Os seres de um ecossistema se organizam de modo relativo à sua alimentação: Essas são relações costumam ser dominados por teias alimentares. Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. A teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares.
Cadeias alimentares são sequências alimentares. Uma cadeia alimentar é a série linear de organismos pelo quais flui a energia captada por seres autotróficos
Organismos autótrofos
São assim chamados todos os organismos que têm a capacidade de transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica, normalmente, utilizando a luz solar e produzindo o oxigênio. Têm essa capacidade todos os fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que ao invés da luz solar, utilizam substâncias químicas oxidadas).
Exemplo de Teia Alimentar
DESENVOLVIMENTO
Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia em vários níveis tróficos, ou seja: a cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento:
Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas,