Cadeia e Teias Alimentares
NAYARA DE SOUSA
CADEIA E TEIAS ALIMENTARES: NÍVEIS TRÓFICOS
LOUVEIRA-S P
2015
NAYARA DE SOUSA
Trabalho solicitado na disciplina de Biologia pela
Profª:____________________________para obtenção de nota referente ao 1º bimestre.
Por: Nayara de Sousa 1ª Ano do Ensino Médio-Turma “D”
LOUVEIRA-S P
2015
Cadeia alimentares
Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia, uma cadeia alimentar. Nela, os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários etc.) e os decompositores.
O equilíbrio ecológico depende diretamente da interação das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente.
Os seres vivos respiram, vivem sobre o solo ou na água, obtêm alimento, aquecem-se com o calor do sol, abrigam-se, reproduzem-se, morrem se decompõem etc. Nesses processos, o ar, o solo, a água e a luz solar interagem de forma intensa com as plantas, os animais e os demais seres vivos, ou seja, essa dinâmica interativa garante a dinâmica vida da biosfera.
Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.
Essa sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro pode ser chamada tanto de cadeia alimentar quanto de teia alimentar, sendo essa última denominação no caso de cadeias alimentares interligadas.
Cada etapa da cadeia alimentar é chamada de nível trófico.
Em um ecossistema, o primeiro nível trófico é representado pelos produtores, que nos ecossistemas terrestres são seres autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes, as plantas e as bactérias do solo, respectivamente.
Eles produzem sua própria matéria orgânica,