tedências recentes do currículo na escola básica
Este texto é introduzido primeiramente com a pergunta do que é um curriculo, com uma resposta simples e objetiva a autora Elba Siqueira, faz uma indagação, e tenta mostrar e buscar com que o leitor entenda a importancia do curriculo na escola básica.
O mesmo é dividido em oito topicos de diferentes assuntos sobre um curriculo e contém 13 paginas e que possibilitam um melhor entendimento ao ler em relação a tudo que envolve o curriculo na escola basica, sua origem, suas mudanças decorrentes, é como o mesmo tem um papel fundamental na educação.
A primeira parte do texto é abordada o significado de um currículo, sua origem, pois o mesmo tem variado de tempos em tempos, com algumas mudanças que foram marcantes. O curriculo em si é um documento que abordagem precisa ser feita com uma perspectiva histórica.A origem do mesmo quer dizer um caminho a ser percorrido, que no caso seria da escola em si.
O currículo é mostrado e bem definido no texto que é uma questao de identidade, e se mostra totalmente envolvido com oque somos. Pois é atraves do nosso auto conhecer,na nossa propria identidade, além do conhecimento que ele traz em si.
Na tradição brasileira os currículos são elaborados apartir das diretrizes e as normas gerais existentes. As orientaçoes curriculares, para as redes escolares como é exporto pela LBD as mesma devem criar aprtir das orientaçoes como uma base para a construção do projeto pedágogico da escola de uma forma coletiva.Porém deve haver autonomia na interpletaçaõ das propostas curriculares.
As reformas curriculares ocorrem em 1980 e foi um movimento de reorientação do currículo no Brasil. Com amplas repercussões fazendo com que ocorresse de uma forma mais democrática e fizesse com que as reformas seriam um meio em que