ESCULTURA VÊNUS (Vênus de Willendorf)
Kadydja Kelly Moura
CST em Design de Interiores – RF - N
ESCULTURA VÊNUS (Vênus de Willendorf)
ASPECTOS TÉCNICOS:
A partir de estudos pode-se compreender que as esculturas foram esculpidas em pedras moles, como esteatite, calcita, calcário, ossos ou marfim, ou ainda criadas em argila e depois aquecidas, utilizando dos suportes existentes.
ASPECTOS ICONOGRÁFICOS:
Os arqueólogos denominaram as estatuetas femininas de vênus, acreditando que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré-histórico. Na realidade, como na pintura mágica, o artista talvez quisesse apenas ressaltar as características da fertilidade feminina: por isso acentuava-lhes os volumes. Provavelmente essas esculturas eram usadas para cultos da fertilidade e sexualidade.
ASPECTOS ESTILÍSTICOS:
O estilo utilizado nas esculturas foram mulheres nuas, de pé, representações de elementos característicos do corpo feminino com exagero (peito, ventre e ancas com volume, braços e pernas delicados e cabeça pequena). Já o estilo de linha, predomina-se a simples, onde a mesma é utilizada nas demarcações dos elementos do corpo feminino. A cor permanecia as das rochas utilizadas que já eram avermelhadas. DADOS DA OBRA:
- NOME: Vênus de Willendorf
- ANO: Este artefato foi um achado do século XX, localizado a cerca de
30 metros do rio Danúbio. Ele foi resgatado das profundezas da terra
pelo arqueólogo Josef Szombathy, no dia 8 de agosto de 1908. Calculase, desde os anos 90, que a Vênus foi criada há vinte e dois mil ou vinte e quatro mil anos.
- TÉCNICA: Escultura
- TAMANHO: Mede 11,1 cm de altura
- LOCAL ONDE ESTÁ EXPOSTA: Hoje a imagem autêntica está preservada no Museu de História Natural de Viena.
FONTES DE CONSULTA: http://www.infoescola.com/arqueologia/venus-de-willendorf/ http://www.infoescola.com/arqueologia/venus-de-willendorf/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuetas_de_V%C3%AAnus