Tecnólogo
No mundo atual onde o “ter” é mais importante que o “ser” a ética dentro das empresas se torna imprescindível se o empresário quiser ter funcionários comprometidos com a empresa e com os valores que ela cultiva. Treinar os funcionários para agirem de acordo com o padrão ético da empresa faz com que se gaste menos tempo em tentar corrigir atitudes que fogem ao padrão operacional da mesma.
Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Em escolhas que parecem simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora.
Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregada, e todo o trabalho para fazer uma boa imagem se desfaz. A imagem do profissional ganha no mercado a marca de “não aceitável”.
Ser ético é uma característica fundamental.Cada vez mais as organizações estão adotando o hábito de checar o passado dos candidatos a alguma vaga. Quem tem a ficha limpa sempre terá as portas abertas nas melhores empresas do mercado.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente.
Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e empresas de renome.
Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar problemas. Prevenir