Tecnologo
A evolução das redes móveis, com o passar do tempo foi sofrendo mudanças considerais, a tecnologia avança muito rápido e com isso nós nos beneficiamos, a praticidade e a necessidade de estar conectado levaram a quarta geração. Abaixo um breve relato de como começou e como foi a evolução ate os dias atuais.
A primeira geração (1G) de redes móveis surgiu na década de 80 com a tecnologia AMPS (Advanced Mobile Phone System). Era totalmente analógica e suscetível a interferências. Seu sinal era interceptado com facilidade, bastava alguém sintonizar na mesma frequência que seu celular trabalhava para escutar sua conversa. Além disso, seu telefone podia ser clonado com mais facilidade que atualmente.
A segunda geração (2G) surgiu na década de 90, mas muitos celulares ainda continuavam a usar a tecnologia 1G. A transição de uma geração para outra ocorre de forma lenta, já que demanda troca de aparelhos para suportarem a nova tecnologia. Com as redes 2G houve a troca do analógico para digital, como o sinal não era mais analógico era possível então ser codificado. Com essa geração ganhamos um recurso que hoje é trivial: enviar e receber SMS. Os aparelhos celulares reduziram seu tamanho e passaram a consumir menos bateria. Com isso, os preços também reduziram, mas o celular ainda era um luxo para poucos. No decorrer da década os preços ficaram mais populares.
A terceira geração (3G) surgiu em meados de 2001, prometendo interatividade via internet móvel no celular. A rede 3G possui cobertura com qualidade superior a suas antecessoras, com o advento dessa tecnologia novos serviços foram desenvolvidos. Passou a ser possível a realização de vídeo conferência, download de vídeos, jogos interativos e voz sobre IP, tudo isso na tela do seu celular e tablet. E as funções estão disponíveis em qualquer lugar, desde que houvesse cobertura das operadoras de telefonia móvel.
TECNOLOGIA DE QUARTA GERAÇÃO
A internet 4G, trata-se de