Tecnologo em redes
A arquitetura básica de um computador moderno segue, ainda, de forma geral, os conceitos estabelecidos pelo Professor da Universidade de Princeton, John Von Neumann (1903-1957), um dos construtores do EDVAC.
Von Neumann propôs construir computadores com o conceito de programa armazenado que deveriam ser capazes de:
1. Codificar instruções que pudessem ser armazenadas na memória, utilizando cadeias de uns e zeros (binário) para codificá-los;
2. Armazenar na memória as instruções e todas as informações que fossem necessárias para a execução da tarefa desejada;
3. Ao processarem o programa, buscar as instruções diretamente na memória.
Para entender melhor assista procure por Vídeo – “O computador de Von Neumman”
E leia o link - http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann
Toda a lógica dos computadores é construída a partir de chaves liga / desliga. Inicialmente foram usadas chaves mecânicas, depois relés eletro-mecânicos - o Z-1, construído por Konrad Zuse, em 1941 e o MARK 1, de Howard Aiken, em 1944 (capazes de executar até 5 chaveamentos por segundo). Posteriormente, as chaves mecânicas foram substituídas pelas válvulas, no ENIAC, em 1946, capazes de 100.000 de chaveamentos por segundo, e, finalmente, pelos transistores (semicondutores), inventados em Stanford, em 1947. Os circuitos integrados (ou CI's) são encapsulamentos compactos (LSI - Large Scale Integration e VLSI - Very Large Scale Integration) de circuitos constituídos de minúsculos transistores.
Com o tempo, o modelo inicial de Von Neumann evoluiu para uma estrutura em barramento, apresentada na figura abaixo, que é a base dos computadores modernos. Nessa estrutura, as memórias de dados e de programa são fundidas em uma memória única, e as comunicações entre elementos são efetuadas através de uma via comum de alta velocidade:
Os componentes da figura são:
Unidade central de processamento (UCP)
A Unidade Central de Processamento é a responsável pelo