Tecnologias
Uma boa gestão dos ambientes pode refletir na melhoria do desempenho. Confira algumas medidas simples que podems ser adotadas pela TI.
NETWORK WORLD (EUA)
14 de junho de 2010 - 12h59
página 1 de 1
Share
Encontrar e resolver problemas na rede não é tarefa fácil. A questão vai além de identificar e prever possíveis gargalos.
Para não correr riscos, o departamento de TI precisa conhecer profundamente a infraestrutura e a dinâmica de tráfego de voz e dados.
Acompanhe oito dicas de especialistas voltadas a trazer ganhos significativos de performance nas redes corporativas, em especial, para acompanhar a velocidade de crescimento das organizações:
1 – Atualização – Não são raros os casos em que os departamentos de TI têm a ingrata tarefa de adaptar plataformas velhas às infraestruturas de última geração demandadas pela empresa. O resultado é um sistema de virtualização ultra moderno rodando em meia dúzia de máquinas com WinNt4.
Ficar preso ao passado custa caro em termos de tempo e velocidade, além de fragilizar as decisões de negócio. Não fique noites e mais noites remoendo a melhor maneira de transferir um sistema septagenário para a nova estrutura. Sim, modernizar custa mais caro, mas o retorno é garantido.
2 – Testes e ensaios – Não tem desculpa. Pelo preço de um servidor é possível criar uma estrutura monstruosa para ensaios de performance de sistemas. Por 1.500,00 dólares pode-se comprar um equipamento com processador dual core e, no caso das aplicações, para fugir de custos com licenças, há a opção do VMware em Linux ou o VMware ESXi.
Combine uma estrutura nesses moldes com ferramentas como GSN3 e qualquer teste de rede ou infraestrutura de sistemas poderá ser realizado. Uma excelente solução para identificar gargalos e encontrar a configuração de memória e recursos ideais para o servidor.
3 – Esteja sempre alerta – o monitoramento de rede e de sistemas é essencial para localizar