Tecnologias
Patrimônio da Humanidade é um local, como, por exemplo, florestas,cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, especificamente classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação).
O programa de classificação visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade (veja critérios). Os locais da lista podem obter fundos do World Heritage Fund sob determinadas condições.
O programa foi fundado pela Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural, adotado pela Conferência Geral da UNESCO de 16 de Novembro de 1972. Em 2011 uns totais de 936 sítios estavam listados, sendo 725 culturais, 183 naturais e 28 mistos, em 153 países diferentes.
Para ser considerado patrimônio da humanidade, um lugar precisa ter importância para todos os povos do mundo.
Cidades Patrimônios da Humanidade - Goiás: Patrimônio da Humanidade
Cidade pacata, que preserva e cultiva suas tradições, Goiás, antiga capital do estado ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela UNESCO no dia 27 de junho de 2001 e comemorado por toda a população vilaboense.
A avaliação dos técnicos da UNESCO baseou-se em dois dos cinco critérios adotados: o sítio foi considerado relevante para o período histórico que representa (critério II) e é um exemplo da ocupação humana na região (V). Este é o nono conjunto a conseguir o título no Brasil.
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1978, a cidade vem passando por diversas reformas ao longo dos últimos anos, numa tentativa de manter intacto seu aspecto colonial e oferecer melhor infra-estrutura a moradores e turistas.
Destacam-se a restauração das igrejas Santa Bárbara e Matriz de Santana e do Museu Arte Sacra, além da retirada de postes e fios elétricos, agora subterrâneos, e da elaboração de inventários dos bens culturais da cidade. Goiás possui cerca de 490 imóveis